Sonda de Plutão envia fotos sobre um possível Vulcão de Gelo!

0

wright-mons

A sonda New Horizons já pode estar caminhando para um objeto, no cinturão de Kuiper mas ainda continua nos mostrando uma visão mais próxima de Plutão! Algumas das últimas fotos enviadas de volta tiradas durante o sobrevoo mais próximo da sonda em julho de 2015 mostram que os cientistas da NASA acreditam que poderia ser um dos seus vulcões de gelo. A NASA chamou a formação de terra de “Wright Mons”, depois de os irmãos Wright, e ele está localizado na parte inferior da famosa região em forma de coração de Plutão.

cryovolcanoes

Wright Mons é enorme, tem cerca de 145 quilômetros de largura e 4 quilômetros  de altura, é um candidato para ser o maior vulcão descoberto fora do nosso planeta até agora. É, no entanto, consideravelmente menor que Mauna Loa, um dos maiores (se não o maior) vulcões da Terra que tem fica 9,2 quilômetros de altura da base para o topo. Se Wright Mons é de fato um cryovolcano (Vulcão de gelo), então ele não despeja lava como estamos acostumados.  Em vez disso, ele “vomita” uma mistura de gelo e gases, como o nitrogênio, metano e amônia. Bem mais legal não?

Via Engadget


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!