(Artigo de Opinião) Mad Men

0

mad-men

Primeiramente, depois de tanto tempo sem postar eu resolvi retornar ao Recanto (Essa onda de Frio é por causa da volta do André!), mas dessa vez com algumas mudanças. No lugar de análises farei algo mais simples que é apenas comentar sobre alguma série ou filme. Tudo sem spoilers e de uma maneira mais simples e prática.

Para começar, ano passado quando começou a primeira parte da temporada final de Mad Men surgiu uma curiosidade de assistir, afinal vencedora do Emmy por anos consecutivos no passado e aclamada pela crítica significava coisa boa. Não deu outra, tive que conferir por pura curiosidade e de cara vi algo diferente.

Criada por Matthew Weiner antigo roteirista de Família Soprano é notável a inspiração na série de máfia. A própria forma que os episódios são estruturados é um exemplo, já que ambas não utilizam finais em aberto nos episódios ou algo parecido. Cada episódio funciona como uma espécie de quebra-cabeça que só com o tempo vai se completando. Mas, mesmo com essa clara inspiração, Mad Men consegue ser algo único, e uma das obras televisivas mais brilhantes.

4558c8cd-97bb-d8c3-79c5-8cab6c5aae43_Mad Men_Stairs_Jon_Jes.jpg

A série é ambientada nos anos 60 e durante 7 temporadas vai percorrendo por toda a década, e devido a própria forma que as temporadas são estruturadas, é normal ocorrer saltos temporais de meses entre cada episódio. Como a década de 60 foi marcada por vários eventos históricos, como o assassinato de JFK, o homem pousando na lua, é normal ter episódios dedicados a esses ocorridos. No entanto, no lugar de serem dedicados totalmente aos eventos em si, a série explora as reações dos personagens a esses eventos e como aquilo influenciou o trabalho, e até as próprias vidas.

A história mesmo tendo um elenco bem grande é concentrada principalmente no personagem de Don Draper, interpretado por Jon Hamm. Inclusive a série gira em torno de quem é esse tal de Don Draper, algo que todas as temporadas mantém. De resto, também acompanhamos as vidas de outros personagens que trabalham na Sterling Cooper, os quais não são menos complexos. Durante essas 7 temporadas acompanhamos a empresa mudando, assim como as pessoas e o próprio mundo conforme a década vai passando. Tudo de maneira natural, sem parecer forçada.

madmen_2884759b

Talvez um dos pontos mais brilhantes de Mad Men acabe sendo defeito para alguns que é o ritmo. Ao contrário de outras séries que jogam reviravoltas na sua cara, cenas de ação e tudo mais, Mad Men não ocorre nada disso. A história apenas segue seu ritmo, e todas as reviravoltas acontecem naturalmente, é uma série que não tem pressa de contar a história, mas mesmo assim não arrasta. E mesmo não sendo uma série focada em reviravoltas, ela é imprevisível e os roteiristas gostam de subverter as teorias de quem assiste.

Enfim, Mad Men não é uma série para todos, devido ao seu tema e o próprio ritmo que pode ser massante dependendo da pessoa. Mas, para quem conseguir se acostumar e até gostar de séries assim, encontrará uma das obras televisivas mais brilhantes da atualidade.


Compartilhe.

Sobre o Autor