O flash de uma câmera pode travar o Raspberry Pi 2

1

raspberrypi

O Raspberry Pi 2 fez um grande sucesso e uma  grande parte disso foi por causa do seu avanço em relação seus antecessores mantendo seu preço acessível. Até mesmo a Microsoft resolveu participar oferecendo uma versão do Windows 10 gratuita para os dispositivos.

Entretanto o Raspberry Pi 2, tem alguns problemas para tirar fotos. Aparentemente ele é muito tímido devido a ser sensível a flashes de Xênon. A “Qualquer um que tenta tirar alguma foto com um flash xênon está congelando por alguns segundos o dispositivo e depois o reiniciando. Vale a pena mencionar que um flash LED não causa esse fenômeno.

Não é novidade que alguns chips sejam fotossensíveis , mas a maioria dos fabricantes tomam medidas para tentar garantir que o efeito seja evitado ou minimizado. Neste caso específico, parece que o chip é afetado é o de alimentação. Enquanto o fenômeno em si não é é novo, ele infelizmente demonstra uma pequena falha na fabricação do primeiro lote do Raspberry Pi 2. E muito provavelmente será corrigido nos próximos lotes (Olha ai que acontece quando se deixa o Estagiário fazendo as coisas).

Então se você tem um Raspberry Pi 2 e uma câmera com flash xênon aconselho você não tirar muitas fotos dele por enquanto.

Via NeoWin

 

 


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!

  • O problema não é nem a placa em si, realmente é somente UM componente que tem uma caracteristica de ser fotosensível(na realidade parece que são dois, mas só um teve interferência). Componente esse que não existe nos outros RPIs, portanto não sofrem desse problema específico. E por que raios ele é fotosensível e outros não? É um componente que utiliza um invólucro chamado WL-CSP, que é praticamente o chip de silício sem resinas em volta. Esse tipo de efeito colateral nesses invólucros inclusive já é conhecido( google it! ).
    As vantagem desse tipo de invólucro estão na redução da indução com a PCB, diminuição do tamanho do invólucro e melhor condução térmica. E sabem onde tem vários chips desse tipo? Em smartphones como por exemplo o Iphone 5, são 11 chips WL-SCP, mas o chip fica dentro da carcaça, onde não recebe praticamente luz, seja visível ou não.
    E mais, no caso do flash de xenônio, foi testado e visto que é necessário estar a menos de 50cm da placa.
    O “erro” talvez tenha sido a utilização de um chip de invólucro feito para ser usado em dispositivos fechados e que necessitam de chips cada vez menores( como os smartphones ).
    Mas não há motivo para paranóia e desespero para aqueles que compraram ou vão comprar um Raspberry Pi 2.