Telescópio Hubble captura imagens das 3 luas de Júpiter

0
Hubble captura Júpiter e suas 3 luas

Clique para aumentar

É relativamente fácil para o Hubble  tirar fotos de Júpiter ou de suas luas, mas ele só tem a chance de capturar imagens do planeta com as 3 luas de Galileu uma ou duas vezes por década. Isso é o que faz com que a foto acima seja muito especial: É uma imagem do gigante de gás com três de suas maiores luas (e suas sombras) fazendo o seu caminho em toda a superfície. Hubble usou seu Wide Field Camera 3 para tirar várias fotos do evento em 23 de janeiro de 2015.

Uma das coisas bacanas que dá para fazer com as luas de Júpiter é dizer o nome delas a partir da sua cor, por isso, se você ainda não sabe o amarelo-laranja (devido a uma abundância de enxofre vulcânico), na parte superior esquerda é Io e sua sombra. Calisto, a maior lua marrom na foto, tem uma das superfícies mais esburacadas/com crateras do sistema solar. Por fim, o círculo branco no canto inferior esquerdo é Europa (a mesma lua gelada que a NASA quer explorar por sinais de vida), deixando somente Ganimedes de fora da festa.

Via Engadget
Imagens por Wikipedia/NASA


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!