Wii U só tem jogos para crianças e não tem jogos hardcores?

4

bayonetta-2-wallpaper

Vasculhando a internet, leio vários argumentos para defender a posição do título, ou seja, que o Wii U só tem jogos para crianças e que não tem título hardcore, mas como definir isso? Quais os propósitos lógicos para seguir um pensamento?

1) Jogo hardcore ou casual:

Antes de analisar sobre um jogo ser casual ou não, precisamos analisar com uma perspectiva de game designer antes de entrar para o mercado. Para início de conversa, não existe o termo “jogo hardcore” de forma definida pelo Wikipédia ou em sites com credibilidade. O que nós podemos definir é a existência do jogador hardcore e do casual. Um jogo como Candy Crush pode ser hardcore para aquele jogador, no momento que torna-se desafiante e extremamente imersivo, mas também existem os jogos criados com o objetivo de ser altamente desafiantes e pensado nesse público, mas isso ainda não definirá que o jogo é “hardcore”, (aspas pela inexistência do termo como definição) pois precisa atingir um certo número e que aquilo seja desafiante e imersivo em uma escala global.

12

2- Definição de “jogo hardcore” na mente de algumas pessoas e para o mercado:

Um “jogo hardcore” pela definição da parcela ignorante significa que é um jogo concentrado em desafios, feitos para os adultos e/ou que contém sangue. Sendo assim, nós temos uma variedade de jogos desse tipo, até para o Wii U. Bayonetta 2 é um exemplo atual. Um jogo que tem dificuldade, exige técnica e mostra coisas consideradas de “adulto”. Outro jogo que pode ser citado é o “Donkey Kong Country: Tropical Freeze“, justamente pela sua dificuldade.

Resumo: não existe um “jogo hardcore”. Mesmo com um termo criado de forma abstrata pela parcela ignorante, o Wii U tem sua parcela de “jogos hardcore”.

wiiuhardcore1a

3- Wii U e os jogos para crianças:

Antes de entrar diretamente no assunto, gostaria de fazer uma pequena analogia com a questão de idade e a série Super Mario Bros.

Alguém se lembra da promoção do Mc Lanche Feliz? Pois é, o sucesso foi inegável, mas esse não é o ponto. O ponto foi justamente quais as pessoas que iam comprar Mc Lanche Feliz por causa dos bonecos da série. Durante uma visualizada nas filas e nas imagens pela internet, foi possível ver que a grande massa era composta por jovens aparentemente entre 16 e 17 anos e adultos de 18 até 30 anos de idade. Possivelmente se uma promoção fosse feita nessa escala com Call of Duty, uma garotada de 17 anos para baixo iria ser a massa.

fila-mcdonalds-2

Imagem da promoção dos bonecos de Mario na Coreia do Sul

Teoricamente o jogo e os jogos da série Super Mario Bros. foram feitos para crianças, mas o nível de imersão e seus desafios dentro do jogo trouxeram uma forte aparência da série para o mercado, na qual atinge crianças até adultos como eu. Um jogo pode ser definido como adulto em sua classificação, o que deixa bem claro que tem o foco de ser para adulto, mas se não atinge aquele objetivo, o jogo não pode ser considerado na prática para adultos, apenas na teoria.

 

4- Jogos para adultos na teoria:

Na teoria, os jogos para adultos são aqueles que contém uma classificação própria para tal. Esses jogos terão em suas capas +16 e/ou +18. Mesmo assim, podemos encontrar sim, uma lista desse tipo para o Nintendo Wii U, portanto, isso mata a teoria de que o Wii só tem jogos para crianças.

Na lista de exclusividade nós temos: Zumbi U, Fatal Frame, Bayonetta 2 e outros que irão aparecer futuramente, obviamente excluindo os jogos multiplataforma.

E você, o que acha? Concorda que o Wii U tenha jogos “hardcores”? Comente!


Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Hinz

Compositor independente, fascinado por jogos e estuda por lazer, trabalha com fluxos formalmente e pretende se tornar diretor fonográfico.

  • wolfsinner

    Parei de ler no item 3, além de um péssimo texto que insulta o leitor, demonstrando total falto de senso, o texto ainda é incoerente citando jogos limitados e recentes. Bayoneta 2 “e muitos outros”, esse “e muitos outros não existe” e todos sabemos, não desqualificando o aparelho ou a empresa, os jogos dela são incriveis, atendem e devem atender a qualquer publico pq afinal, se preocupar se algo é de criança ou não é a coisa mais imbecil que alguém pode fazer. Deixar de se divertir? Jamais, de criança ou não diversão é universal. Agora vir defender a nintendo usando argumentos vagos, para defender um “suposto” nicho da biblioteca deles, focada ao publico adulto? HAHAHHAH não faz piada, não é o forte nem o interesse de mercado dos mesmos. Então vamo curtir o que tem pra curtir, sendo de criança ou não. Por que quem se preocupa com isso tem problemas 😉

    • Hinz

      Você sabe que no título está para quem acha que Wii U só tem jogos para crianças, correto? Então se você não conseguiu entender isso, seu analfabetismo funcional começou no título. Nós sabemos que temos um foco maior em setores que não apelam para o adulto, mas devemos lembrar que os jogos “para todos” abrangem de crianças para adultos, seguindo a faixa etária e temos jogos específicos para adultos, mas logicamente é em menor quantidade em termo de faixa etária.

      O “muitos outros” você pode achar mesmo uma classificação em lojas por faixa etária que você irá identificar todos os jogos. Se você mesmo citou que “deve atender a todos”, então obviamente atende os adultos. O caso do Mario é sempre um clássico, na qual vejo muitos adultos comprando o mesmo.

      Aliás, não existe falta de senso nenhum no texto, pois tudo que procuro é via de definições claras e fontes, sempre vende conceitualmente os jogadores e as estatísticas. Eu não tendo defender nenhum ponto inválido. Eu posso odiar alguma coisa, mas o que é razão é razão, ponto.

  • israel chiaratto

    pra mim casual é aquele jogo pra jogar casualmente,que não precise de tanto tempo,agora o jogo q leva mais tempo,e q mais chama jogadores q são jogadores frequentes a jogar é um jogo hardcore,mario é hardcore,agora cand crush ? sasuahus ,call of dutty é hard core ,agora just dance ? talvez sim talves não,mas ´just dance os jogadores q jogam muuito talvez não joguem,o casual não precisa de muito,o hardcore precisa mais de dedicação !

    • Hinz

      Não existe essa definição de “jogo hardcore” ou não. Isso eu procurei em vias oficias com todas as lógicas plausíveis. O que existe é jogador hardcore por tal jogo cumprir essa função para ele, mesmo podendo ser bobinho e não ter visão nesse tipo de público.