Compositores Importantes: Yuzo Koshiro

2

Streets_of_rage_screenshot_windows

Yuzo Koshiro não é nada mais e nada menos do que um dos melhores compositores de consoles existente. Entre a grande escala de compositores importantes do mercado como Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda, David Wise, Grant Kirkhope, Michiru Yamane e outros, Yuzo Koshiro ganha meu grande aplauso pelo que ele movimentou no mundo dos consoles através da música.

Yuzo Koshiro trabalhou em um período com PC-8801 (PC japonês) lançado em 1981, por conta própria, e demonstrou o seu potencial único utilizando o MUSIC LALF. As músicas foram demonstradas com suas próprias adaptações e drivers. É possível conferir uma demonstração aqui. Infelizmente é importante ressaltar que muitos trabalhos de grande magnitude e importância ficaram apenas no oriente e infelizmente ele não pode ser devidamente reconhecido. Entre seus trabalhos orientais, destacam-se: Sorcerian , The Scheme e outros que falaremos futuramente.

Começou a tocar violino com 5 anos de idade e aos 12 anos aprendeu a tocar violoncelo. Seu professor foi o grande Joe Hisaishi (para quem não sabe, ele é um importante compositor e trabalha na Ghibli Studio, um dos estúdios de animação mais importantes do Japão) e começou a ganhar fama com seus trabalhos em Xanadu Scenario II, Romancia, Ys, books I & II e Sorcerian (como mostrado), todos para o computador PC-8801. Futuramente ganharia destaque com suas músicas para os jogos The Revenge Of Shinobi e Streets Of Rage, esses sendo destaques aqui no ocidente, deixando seu nome estampado na Title Screen (tela de título) desses jogos.

Com a entrada dos consoles em CD, Yuzo Koshiro perdeu seu espaço, mas ganhou destaque novamente em 2004 com a trilha sonora do jogo Wangan Midnight: Maximum Tune, que é destaque no oriente. Vale também ressaltar que ele trabalhou como compositor para o nosso querido Sonic The Hedgehog, o primeiro, mas para a versão de Master System.

Seus últimos trabalhos estão em algumas composições de “Kid Icarus: Uprising” e Super Smash Bros. de Wii U/3DS. Também trabalhou anteriormente em “Castlevania: Portrait of Ruin“. Para uma lista mais completa, clique aqui.


Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Hinz

Compositor independente, fascinado por jogos e estuda por lazer, trabalha com fluxos formalmente e pretende se tornar diretor fonográfico.

  • SallesTH

    Ótimo artigo.
    Crê na possibilidade de que Koshiro volte a trabalhar com Sonic?

    • Hinz

      Eu espero que eu dia ele possa trabalhar, mas isso dependerá puramente da $ega.