Os 5 melhores jogos da 7ª geração

59

ok

Pois é, amiguinhos. Mais uma geração já se passou e já estamos na 8ª geração com vários jogos promissores para 2015. Mais do que normal para alguns, um jogo ou outro marcou alguém, e claro, não seria diferente comigo. Então aqui segue os 5 melhores jogos da 7ª geração.

Braid-screen01

Número #5: Braid

Braid traz uma harmonia artística, de gameplay e musical de forma espetacular.

Braid é um jogo puramente de puzzle com um toque de platform na qual tudo o que estiver no cenário ou em mãos poderá servir para que uma peça de quebra cabeça seja pega, fazendo completar os quadros e formando um caminho para o final do jogo. Para se ter uma noção, até uma simples peça que você tem poderá ser colocada no cenário para completar uma ponte, por exemplo.

O cenário também é de babar. Utiliza toques de aquarela e ao mesmo tempo suas músicas são suaves e bonitas, fazendo uma harmonia perfeita, mas claro, nem sempre é assim, vai depender da tensão do jogo também.

Observação interessante: em uma das músicas do jogo, um trecho da música é de uma música existente chamada Son do Ar, do grupo Luar Na Lubre.

fez-title

Número #4: FEZ

FEZ trouxe uma experiência muito interessante e digo até, inovadora, no mercado.

Imagine um jogo 2D simples de Mega Drive. Agora imagine esse mesmo jogo mudando de perspectiva e você podendo alcançar uma outra profundidade na tela. Isso é exatamente o que FEZ faz. Com apenas um botão, você muda a perspectiva do cenário para poder explorar uma outra profundidade do cenário, ou seja, teoricamente faz ele ser um jogo 3D, mas a visão e a perspectiva do jogador fazem com que o jogador se sinta em um mundo 2D.

Tirando esse grande mérito, o jogo conta com puzzles interessantíssimos e faz com que a vida útil se prolongue ao tentar fazer o final “bom”, na qual será necessário coletar todos os cubos e anti cubos.

journey-game-screenshot-1-b

Número #3: Journey

Journey foi para mim uma experiência única e magnífica, trazendo duas sensações totalmente divergentes em um único jogo.

A primeira sensação comigo aconteceu de forma solitária, na qual foi visível a utilização de luzes e arte para que o jogo fosse tão belo como ele é, trazendo uma experiência visual sem igual. Nessa experiência, a imersão converge entre o jogador e o jogo em si, sem algum outro personagem, trazendo uma possibilidade de explorar e visualizar de forma ampla toda a beleza que o jogo transmite.

A segunda sensação aconteceu quando achei um companheiro, na qual entrei em contato como se fosse realmente um parceiro de jornada. Nessa experiência, a imersão fica com foco na amizade criada por um desconhecido para outro desconhecido, pois você não sabe quem está realmente jogando. E no final, a solidão vem de uma forma brusca ou quando o jogador se desconecta. É possível notar um vazio, como se realmente tivesse perdido um parceiro.

super_mario_galaxy_2_by_rayman2000-d38dxv5

Número #2: Super Mario Galaxy 2

Para quem conhece a Nintendo, sabe que é uma das únicas empresas que conserva a identidade de uma série muito bem e sabe evoluir na dose certa. Com Super Mario Galaxy (o primeiro) não foi diferente.

Super Mario Galaxy consegue estabelecer a perfeita conexão entre a evolução correta de Mario, utilizando Super Mario 64 como base de gameplay, utilizado o potencial do console quase ao máximo, seja graficamente ou pelo gameplay com Wiimote e estabelece um polimento invejável, longe de bugs e com sistema de galáxias totalmente funcional e limpo.

O jogo conta também com um vasto mundo para se explorar e a evolução de dificuldade é bem estruturada, mas se já não bastasse, Super Mario Galaxy 2 foi lançado. Além de conter o melhor de Super Mario Galaxy, ele incorporou alguns novos elementos e fases para expandir mais ainda esse mundo maravilhoso, portanto, fica em 2º lugar no meu top 5.

Metal_gear

Número #1: Metal Gear Solid 4: Guns Of Patriots

Para quem jogou os jogos principais da saga Solid, sabe ou deve saber o motivo dele estar aqui em primeiro lugar. Ele serviu para fechar com chave de ouro e através de uma finalização realmente de platina todo o circuito Solid em questão temporal. Sem contar que a genialidade por trás da empatia que Kojima usa e usou durante sua trajetória de maneira extremamente adequada.

A situação agravante durante um sistema de comércio por guerra veio bem a calhar para cumprir o circuito dentro de seu enredo e finalizar com mensagens realistas. *Um certo personagem* deixa bem claro, após a finalização da guerra, que o importante não é mudar o mundo. Um ótimo ponto de vista que parte de uma ideologia que sempre falha historicamente, mas sim o que nós deixamos para o mundo. Esse segundo sendo um ponto real e lógico, que funciona como um sistema de troca natural através de nossos méritos e conquistas.

E aí, vocês aprovam esse TOP 5?


Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Hinz

Compositor independente, fascinado por jogos e estuda por lazer, trabalha com fluxos formalmente e pretende se tornar diretor fonográfico.

  • césar

    mas que tipo de lista é essa?

    • Hinz

      Uma lista que traz o que senti durante a proposta de cada jogo, da lapidação de cada ideia, de cada questão técnica, de cada funcionalidade de mecânica e na utilização do hardware. Sem contar outros quesitos, muitos outros, aliás.

      • Jeff

        Kkkkk
        Joga Red Dead Redemption q vc joga esses 5 no lixo
        Mto ruim!

      • Então não são os melhores jogos da sétima geração, e sim os melhores jogos pra você. Deveria ter especificado isso, uma vez que pode confundir o leitor.

        • n tenho paciência com burros

          Seu retardado, qualquer lista de “melhores jogos” feita por uma pessoa é obviamente a lista dos melhores jogos pra pessoa. Se você fizesse uma, também seria a lista dos melhores jogos pra você, assim como se qualquer outra pessoa fizesse.

          Só um imbecil como você iria ficar confuso com uma coisa tão óbvia e auto explicativa.

  • Duh Pereira

    É o gosto dele, opinião dele, piada kkkkk

  • Charles

    na boa, esse jogos ai passaram longe de ser os melhores… ‘-”

    • Thiago Medeiros

      Metal gear mereceu o lugar, já o restante…

  • Jorge

    Cara essa é a lista mais sem noção que li até agora

    • Hinz

      Poderia dizer para nós o porquê?

      • Jorge

        Primeiro tivemos outros muitos melhores. Gear of war trouxe uma nova perspectiva de gameplay. Bioshock shooter sensacional combinada com uma história envolvente e densa. Blattlefield elevou o nível do multiplayer ao ponto(em minha opniao) a mais real e viciante que vi até agora. Cara e só para finalizar só vou mencionar a série elder scroll. Aliais mudei minha opinião essa lista é ridícula

        • Hinz

          Se você estiver falando de Skyrim, por mais que seja divertido, vários fatores determinaram para a exclusão dele com bugs exacerbados, falta de polimento e erros até de colisão, sem contar que a imersão acabou sendo cansativa. Gears of War foi melhorando com o tempo e a história é bacana envolvendo seres diferentes dos humanos, além de ter um gameplay excepcional, mas alguns fatores fizeram eu retirar o jogo em detrimento a outros. Entre outros jogos que joguei, vários são bons, se tivesse um top 10 eu encaixaria até um Portal 2, mas infelizmente (ou felizmente) foi assim que foi decidido de forma crucial.

          • felipe campos

            Na boa vc não acha que é meio arrogante da sua parte, ou de seja la quem for que fez essas lista, dizer que esses SÃO os MELHORES jogos da sétima geração?

          • Hinz

            Qualquer análise ou qualquer coisa que precisa de uma análise em termo de jogo. Seja para dar nota ou fazer um top, já parte para algo parcial. Não existe nenhum top de forma imparcial.

          • felipe campos

            Então qual é o sentido de fazer essa lista? Criar polemica? Vc quer mesmo um monte de haters acessando a pagina pra dizer que você esta errado e ofender seu trabalho?

          • Hinz

            Críticas sempre virão no momento que existe parcialidade. O site pensou justamente em criar isso para citar uma posição e talvez fazer alguém criar interesse no jogo, além de nossas preocupações pessoais dentro do âmbito do site. É a mesma coisa que dizer: “para que criar uma análise? Para dizer que você está errado/certo?”

          • felipe campos

            Se alguém fez uma analise profunda de pontos técnicos dos jogos e tudo mais e quer usar da credibilidade da pagina ou do fato de ter feito tamanho esforço em analisar os jogo, para dizer que simplesmente esta certo e esses são mesmo os MELHORES JOGOS da sétima geração, em que ponto entra a opinião do publico? Baseado na opinião publica eu quebro essa sua lista com 1 titulo! GT5, eu nem tenho o jogo nem joguei e nem sou grande fan da franquia, mas se eu decidir puxar briga, 90% dos leitores vão concordar comigo, claro que no fim isso só vai ser vantajoso para a pagina, com o aumento de visualizações e de comentários, mas é serio que estão precisando tanto assim, pra apelar desse jeito?

          • Hinz

            GT5 foi altamente criticado com demora na produção sem necessidade, com falta de polimento gráfico, problema com ausência de som realista e outras coisas. Inclusive é possível notar no site Metacritic um geral dando 81/100, sendo que o público deu uma nota mais baixa ainda.

            Reitero: minhas críticas são embasadas em como o jogo utilizado o hardware, qual foi a importância dele nas mecânicas e todos os aspectos técnicos que conhecemos. Só Super Mario Galaxy conseguiu atingir um número de 10.000.000 em alguns dias em um único console e foi considerado o melhor jogo da 7ª geração pela IGN.

          • felipe campos

            Parabéns pra ele. Agora compara os números finais das vendas depois de… um ano vai, lucros, copias, vendidas e etc. Quem levou o GAME OF THE YEAR na época? Não foi BioShock? Outro que nem aparece na sua lista? Não estou dizendo que VGA esta certa, nessa escolhas, (meu jogo favorito é dark souls e ele nem aparece la) só estou dizendo que GTA tem um “currículo” muito, mas muuuito mais poderoso (e tem até vários recordes não tem?) e outra vez, nem apareceu na sua lista…

          • Rafael

            Galera, ele não precisa ser prepotente para avaliar um jogo como melhor
            ou pior. É evidente que ele está deixando a opinião dele a respeito dos
            melhores jogos, o que é subjetivo. E francamente confio mais nele que na
            mídia especializada de forma geral…

          • felipe campos

            Francamente, confio mais na minha opinião. Não tenho nada contra a do cara, mas vai dizer isso para os fanboys de plantão, só digo que um pouco de humildade, não faz mal pra ninguém.

          • felipe campos

            Mas acho que você conseguiu o que queria, agora a pagina terá muitas visualizações e muitos comentários. Parabéns pelo bom trabalho.

          • felipe campos

            é ai que entra o ponto onde a postagem deveria se chamar 5 jogos imperdíveis, ou coisa do gênero assim você não “ofende” ninguém(digo ofende apenas como um exagero proposital, claro que não ofendeu ninguém, mas fanboys não entendem desse jeito) e evita esse tipo de feedback.

          • Jorge

            Hinz. Concordo que Skyrim tem muitos bugs e falta de polimento. Mas pela época de lancamento. Mundo aberto e complexo acho q esses bugs são justificáveis. Temos que usar o bom senso alguns jogos desta lista senão todos possuem uma complexidade de desenvolvimento muito inferior dos que citei.

        • felipe campos

          Não exagera cara, a pagina é dele ele pode por o que quiser aqui, só acho que um nome menos prepotente para a postagem ficaria melhor, como “5 jogos imperdíveis” ou algo assim. “os 5 melhores!” é um exagero do caramba, 1º por que nem todo mundo gosta desses estilos de jogos, eu por exemplo alem de uma negação em jogos stealth, sou muito mais fan do genro RPG o que faz a lista não fazer nenhum sentido pra mim.

        • Guest

          Galera, ele não precisa ser prepotente para avaliar um jogo como melhor ou pior. É evidente que ele está deixando a opinião dele a respeito dos melhores jogos, o que é subjetivo. E francamente confio mais nele que na mídia especializada de forma geral.

  • David Cardoso

    essa é com certeza a lista mais ridícula que eu já vi na vida

  • felipe campos

    Desculpa ai cara, mas acho que você fez uma lista dos 5 jogos que VOCÊ mais gostou, da sétima geração, não dos 5 melhores.

    • Hinz

      Mas uma lista de top gerada obviamente é parcial, aliás, qualquer análise de jogo também é parcial. Seu questionamento foi estranho.

  • Mario Henrico Rodrigues

    Concordei com Metal Gear Solid 4 em 1º Lugar, e com Mario Galaxy em 2º mas para mim Last of US tem de estar no Top 5 da geração atual assim como Gears of War e Halo 4

  • patrick

    Tudo bem que gosto cada um tem o seu, mas mandar 3 jogos indies deixando grandes franquias como mass effect, assassins creed, gta, uncharted, Red dead redemption, de fora, atrás de braid e fez é dureza amigo…

    • Hinz

      GTA V pode entrar em uma lista da 8ª geração, pois o que deveria ser mostrado parte da 8ª geração. E reitero o que disse: o GTA V foi ótimo jogo, assim com Uncharted, mas existe a questão de imersão e o que traz de único. A mecânica de Fez com todo o cenário lapidado e a junção da trilha sonora fez com que eu colocasse na posição que está.

  • Kennyo Nascimento

    Os Dois primeiros estão bons

  • Renan de Souza

    Cadê Skyrim? Cadê Fallout 3? Cadê The Last of Us? Cadê o Gears of War?
    Skyrim é tão bom que qualquer jogo depois dele vc sente que falta algo mais, qualquer jogo depois de skyrim parece uma porcaria mal feita.
    O cara que fez esse top 5 pode até argumentar por conta de pontos específicos de cada jogo, mas skyrim tem tudo o que um jogo precisa, é o jogo mais completo já feito e sinceramente é o melhor jogo da história.

    • Hinz

      Engraçado falar de porcaria mal feita, pois foi o jogo que mais encontrei bugs nos quais eu teste.

      • Rafael

        Todo mundo lembra de Skyrim pela sua completude e sua imersão incríveis, mas dá uma amnésia quando é pra falar da engine…

      • Renan de Souza

        Cite 2 bugs que vc encontrou que atrapalharam sua experiencia em Skyrim.

  • Henrique Tofanelo

    A lista mais podre que já vi kkkkkkk

  • Two-Face

    eu queria saber por que entrei aqui meu deus…

  • Samuel Massarotto

    nss ja era a geração mario os caras dão 10 para mario e joguintos de merda e um jogo bom mesmo dão 7, 8 nuss cara tem red dead redemption q eu acho ser o melhor da geração nosa cara por isu nem acompanho esses votos da critica mais elege fez,jouney que porra de jogo e esse nem joguei nosa me da raiva tem tanto jogo bom a pessoa que excreveu issu teve ter dado uns pega numas dorgas em lista excrota

  • João Pedro Leonhardt

    GTA V, Red Dead Redemption, GTA IV, Gears of War, Uncharted 2, God of War 3 já superam fácil essa lista lixo.

  • Henrique Peres

    Ei amigo, Braid, Fez e Journey são grande jogos e merecem respeito, mas vc foi infeliz de te-los colocados acima de outros grande jogos da sétima geração. Acho que vc poderia ter criado 2 listas uma só com jogos Indies e outra para as super produções!

  • luanpee

    que lixo de lista pqp

  • Matheus Cavalheiro

    Quando vi o titulo pensei, “preciso ver como ele resumiu a geração em 5 jogos” e pra minha surpresa O QUE É ISSO?!?! ahahahah Que lista mais sem noção! Não costumo comentar em listas, porque é algo muito pessoal, mas essa lista é incrivel!

  • Moises Soares

    Esse cara sabe o que é videogame?Com excessão de MG…

  • Thiago

    kkkk no começo da lista quando vi, pensei que tinham errado o titulo e seria os 5 melhores jogos independentes da 7ª gen..por que né… tira mario e metal, coloca super meat boy e Isaac, muda o titulo que falei e GG, todos vão amar sua lista uhauhauhauhuha

  • Caros amigos! Para não atrapalhar o conteúdo do post, vamos explicar algumas coisas.

    1- Esses são os 5 melhores jogos da geração para o Autor. Para mim teria alguns jogos diferentes, como uma lista feita por vocês também seria diferente.

    2- Não tem como ser imparcial em uma lista dessa. Todos os jogos marcam você de alguma forma e iriam influenciar na sua opinião. Mesmo que o artigo fosse baseado em notas de grandes sites como a IGN, Metacritic, o artigo seria baseado na opinião deles…

    3- Relaxem o Coração galera, no fim do artigo tem uma pergunta se vocês aprovam ou não o TOP 5. Por isso sem briga 😀

  • Rafael

    Lembrete: O título é “Os 5 melhores jogos” não “Os 5 jogos mais AAA”. Acho perfeitamente lícito incluir indies na lista, embora não concorde com nenhum deles (e com reservas, já que, bem, não joguei nenhum deles também, e aposto que poucos de vocês também)

  • Wagner da silva

    concordo com o primeiro lugar e terceiro lugar e só!
    metal gear 4 e journey foram fodas de mais!!

  • Luiz Yuuki

    Cara muito boa a lista. Os dois primeiros jogos (4º e 5º) eu não conhecia, mas parece que eles são muito bons, e trazem diversos elementos dos games que foram perdidos durante o tempo. Eu não sou muito velho, mas joguei diversas plataformas, incluindo o Atari, talvez por isso consigo ver como esta lista é muito interessante. De toda forma. a minha lista seria diferente da sua, porem com toda certeza digo que esta que você fez ficou incrível.

    • Hinz

      Obrigado por ter gostado. De verdade. Esses jogos foram bem marcantes por funcionarem da maneira mais correta possível e com elementos colocados de forma brilhante. Sei que tem jogo na época do PS1 que fez muito sucesso, mas se eu criasse um top 5 de jogo de PS1, muitos iriam ficar irritados por colocar Parasite Eve na frente de Final Fantasy VII. Final Fantasy VII foi mais popular, mas Parasite Eve teve sua fama e teve uma imersão muito mais positiva e um sistema muita criativo de combate com sistemas totalmente funcionais e limpos, assim como Journey ou Braid tiveram seu sucesso, mas não atingiram um ápice público com Assassin’s Creed ou Skyrim.

  • Thiago

    Putz. Não vou esculachar suas opções, mas não são as minhas. Então, aqui vão as minhas. Gosto é gosto:
    1 – The Last of Us
    2 – Fallout 3
    3 – Skyrim
    4 – Gears of War
    5 – Valiant Hearts

  • Matheus Arnaud

    Tirando os dois últimos da lista eu simplesmente detestei esses jogos,não aprovo este top 5,você esqueceu a franquia Dark Souls e a experiencia única de medo e vontade de continuar que ela proporciona,o vasto mundo aberto de GTA V com inúmeros passatempos,missões e um excelente modo online,sei que são os melhores em sua opinião mas o primeiro não tem nem gráfico de 7ª geração,Symphony of Night era mais bonito e mais divertido,essa lista resume-se a praticamente um único estilo de jogo,com esse estilo esperava uma lista mais diferenciada, um título desses com uma lista dessas só atrai criticas,se vossa intenção era chamar atenção então conseguiu

  • Eduardo Dos Santos

    Minha lista

    5 – Gears of wars
    4 – Guitar Hero III

    3 – Call of duty – Modern warfare
    2 – Super Mario Galaxy
    1 – Zelda – Skyward Sword

  • Marcelo Sena

    afff

  • clodoaldo

    Fez

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Fernando Costa

    Geralmente listas de “melhores” tem base em análises de diversas fontes, tirando uma média e chegando a uma conclusão. Post completamente amador sobre os jogos que você mais gostou. E sinceramente, com tanto jogo bom na 7ª geração, duvido que em uma lista de 50 melhores tenha espaço pra Braid e Fez, que apesar de serem bons, não chegam aos pés de muitos outros, e não digo apenas de jogos AAA, modinha, ou que tem fãs fanáticos.
    Braid me cativou muito pelo seu conceito, arte, atmosfera, e até pela história, mesmo que mínima, mas não é um jogo que dá vontade de pegar pra jogar mais e relembrar como é legal jogar.
    Fez tem certo destaque em consoles, mas só pra quem não joga no PC e quem não dá bola pra jogos independentes que não tiveram tanto marketing. Caso contrário, ele é apenas mais um em uma multidão de jogos similares.

    • Hinz

      Para começar, de todos os jogos que foram citados, todos estão com notas verdes seguindo o padrão Metacritic. Só a versão de PS3 de Braid chegou em 93/100! A fonte mais clara de uma média é justamente Metacritic, portanto, não venha impor que isso é amador, pois isso é uma média de todas as análises, basta entrar no Metacritic. Segundo, eu não preciso tirar nenhuma conclusão de nenhuma análise para listar um top 5 decente, pois a repercussão positiva acaba sendo resultado do próprio “brilhantismo” do jogo e um top 5 já se parte de algo parcial, por uma questão lógica. Lembrando que produtor independente tem uma grande vantagem, ele tem todo o tempo do mundo para verificar todos os bugs. Uma empresa third que faz para vários consoles, muitas vezes comete erros que me faz descer a posição, fazendo FEZ ou Braid passarem. Skyrim e seus bugs, GT5 e seus problemas e falta de lapidação e por aí vamos.

  • Vitor Martuchelli

    Cara, ninguem joga Braid