Minha senha foi roubada. E agora?

0

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Recanto do Dragão.

Atualmente, é comum que tenhamos diversas senhas para as variadas necessidades do dia-a-dia: e-mail, redes sociais, cartão de crédito, do banco, do posto de gasolina, entre outros. Com isso, aumenta também o interesse dos hackers em roubar informação privada dos usuários em troca de diversos benefícios, sejam eles reais ou apenas brincadeiras de muito mau gosto. Um dos casos mais comuns de acesso de informações sem permissão é o roubo dessas senhas – e existem os mais variados artifícios para isso no mundo Login

Como acontece

Existem diversas maneiras de acessar esse tipo de informação, e é por isso que mesmo se tiver uma senha considerada forte pela maioria dos softwares, o usuário ainda corre o risco de ter a senha roubada. Uma maneira bastante utilizada é o vírus tipo keylogger (como o Pony Botnet Controller, que se apossou de mais de dois milhões de senhas dos computadores dos usuários tendo, assim, acesso a todas as suas informações do Gmail, Twitter e Facebook.

A segurança do servidor

Outro modo que os hackers encontraram para acessar e roubar as senhas foi através dos servidores dos serviços online. É possível para os hackers fazer ataques a este servidor e obter informações como senhas e dados de pagamento, por exemplo – e isso pode acontecer com milhões de contas que estiverem registradas naquele serviço.

 

Key

Como evitar e o que fazer no caso do roubo de senhas

Não basta ter uma boa senha para proteger suas informações, é necessário instalar um bom antivírus. Mesmo assim, veja o que fazer quando os sites onde você tem conta anunciam um ataque:

 

  1. Quando o roubo acontece no servidor, é responsabilidade do site reiniciar as informações da sua conta e tomar as medidas necessárias para proteger os usuários. Portanto, não se desespere antes de saber como a ameaça aconteceu;
  2. Desligue a internet e inicie o dispositivo com um antivírus em CD. Isso garante que você consiga detectar trojans ou keylogger antes que eles tenham oportunidade de continuar agindo em seu PC, limpando o caminho para o próximo passo;
  3. Troque as senhas de todos os aplicativos, redes sociais e sites que utilizem as mesmas informações da conta roubada – com isso, você evita que o perigo se alastre para outros serviços.

 

 


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!