Pesquisador de Segurança utiliza ondas de rádio para roubar dados de rede isolada

0

Vírus

Você acha que está totalmente isolado, mesmo quando você está sobre uma rede “air gap” totalmente desconectada? Talvez não. Pesquisadores de segurança da Ben-Gurion University em Israel encontraram uma maneira de obter dados de redes fechadas usando pouco mais do que um monitor padrão e ondas de rádio FM.

Eles utilizaram um truque bem inteligente: Os pesquisadores criaram um aplicativo chamado keylogging AirHopper que pode transmitir frequências de rádio, explorando o display do PC. Um aplicativo em  smartphone equipado com FM (O Rádio do seu Celular) pode decodificar essas transmissões e gravar da máquina atacada as teclas em tempo real.

Não é a primeira vez que as ondas de rádio FM são utilizadas para o roubo de dados de uma rede segura, mas este método pode ser feito sem que o PC esteja ligado a uma rede externa e não depende de nenhum dispositivo ligado no computador. Como métodos anteriores, ele  tem um alcance relativamente curto (cerca de 7 metros) e não pode transmitir mais do que alguns bytes por segundo, mas isso é mais do que suficiente para prender senhas ou outros dados sensíveis.

O grupo de pesquisadores já liberou um vídeo curto sobre o exploit em ação, e pretende dar mais detalhes na Malcon2014 ainda essa semana.

É… Seus dados nunca estarão protegidos de verdade…

Via Engadget


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!