Você sabe o que é o sono polifásico?

2

clock

Já pensou se você só precisasse dormir de 2 a 3 horas por dia? Imaginou como teria tempo livre para fazer mais atividades? Com o Sono Polifásico isso é possível.

O Sono Polifásico, nada mais é do que dividir seu sono em pequenos pedaços que vão de 2 a 5 horas de sono por dia, ou seja isso sem afetar sua atividade ou disposição física. Historiadores dizem que foram vários os adeptos ao longo da história, como Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, Thomas Edison e muitos outros por aí.

O padrão de sono mais comum é o sono monofásico, e é nele que pessoas normais ou não  dormem por cerca de 6 a 8 horas por dia. Este tipo de sono consiste por diversas fases. Já o sono polifásico, reduz consideravelmente essas fases. Caso você esteja pensando em praticar esse tipo de sono, seu cérebro resistirá durante 3 a 10 dias em média.

padroes-polifasicos-e1359141451984

Os Ciclos do Sono Polifásico.

São vários ciclos de sono polifásico que você pode usar, entretanto quanto mais difícil o ciclo, mais complicado de se adaptar.

O Everyman consiste em dividir seu sono em 4 partes. Uma longa de aproximadamente 3 horas e outros 3 cochilos de 20 a 30 minutos.  Esse é o ciclo mais fácil de se adaptar, de acordo com os entusiastas do sono polifásico.

Uberman consiste em dividir em 6 sonecas de 20 a 30 minutos, é um os mais difíceis para estar começando.

O Dymaxion é para quem tem muita coragem. Dizem ser o método mais eficaz do sono polifásico, que consiste em 4 sonecas de 30 minutos. O inventor deste método foi Bucky Fuller, um escritor, inventor, arquiteto, enfim, um cara que fazia de tudo na vida. Ele criou isso baseado na crença que temos dois tanques.o primeiro é fácil de repor enquanto o segundo é muito mais difícil. Então Bucky começou a dormir 30 minutos acada 6 horas. Ou seja, o cara conseguiu se manter bem dormindo duas horas por dia. Ele declarou se sentir, “na condição mais vigorosa que eu já senti e aproveitei”.  Médicos examinaram ele após vários anos usando esse ciclo e declaram que ele sempre esteve perfeitamente saudável. Ele só parou com isso, porque seus parceiros de negócio não conseguiam acompanhar o ritmo dele depois de 2 anos.

E também temos o Chase, que consiste em dividir o sono polifásico em 3 sonecas grandes de 1:30 a 2 horas. E o sono bifásico, mais conhecido como Siesta é o sono que nossos amigos mexicanos costumam fazer (mentira, ninguém mais faz siesta). É o sono de 4 a 5 horas como principal, e depois uma cochilada de uma hora e meia no meio da tarde.

Se você realmente quer começar o sono Polifásico, aqui vão algumas das dicas:

  • Nunca, em hipótese alguma, durma mais do que o permitido.
  • Nunca, em hipótese alguma, durma fora do horário permitido ou deixe de dormir.
  • Corte o café e energéticos durante o período de adaptação. Após a adaptação, evite tomá-los próximos aos horários de dormir.
  • Reduza os exercícios físicos durante o período de adaptação.
  • Prepare sua dieta, as horas a mais que você ganhará aumentará seu apetite.
  • Livros, Filmes, Jogos, Internet… na primeira semana pode ser até fácil ocupar as horas extras, mas já se prepare para o futuro.

2012_Nov_EliteSleep_500x310_0

Críticas

Mesmo o sono polifásico tendo alguns estudos que dizem que ele melhora nossa capacidade cognitiva, não existem pesquisas científicas que dizem que o sono polifásico não é prejudicial a saúde. Muitos médicos dizem que isso afeta nosso relógio biológico e pode trazer sérios problemas a nossa saúde. Durante o sono, o organismo produz hormônios e proteínas essenciais ao seu funcionamento e à sua recuperação. A vantagem de condicionar o corpo a dormidas curtas seria entrar mais rápido na chamada fase REM (sigla para Rapid Eye Movement), fundamental para restabelecer as funções cognitivas. Entretanto quando dormimos, temos uma fase chamada NREM(Non Rapid Eyes Movement) de ondas lentas, que revitalizam nosso corpo além de liberar quantidade maior de adrenalina e cortisol, os hormônios do estresse.

No meu caso, eu durmo muito pouco devido a faculdade, este site 😀 e trabalho. Durmo cerca de 4 a 5 horas por dia e tiro um cochilo de uma meia hora a tarde, e muito provavelmente testarei o método Everyman logo logo. Não aconselho a usar sono polifásico, ou a dormir pouco… Mesmo que você ganhe muito tempo extra, você irá parecer como um zumbi na maior parte do tempo, e vai tentar compensar as horas perdidas no fim de semana.

E você, acha que o Sono Polifásico realmente funciona?

Via World Garbage, Galileu, Wiki How


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!

  • Fazia o Chase e nem sabia… Anyways, CHALLENGE ACCEPTED!

  • Édy Jfba

    Cara, tem dias que minha esposa consegue dormir mais de 12 horas e acordar “com sono” Ô.Ô