Narguilé faz mal à saúde?

3

n2

O narguilé, tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio acabou se tornando moda entre jovens no Brasil que curtem pagar de drogadinho huehue, mas zueras a parte, dizem que o narguilé é mais prazeroso de se usar do que cigarro (sei lá eu, não uso nenhum dos dois ¬¬”, preso pela minha saúde!) e que a parte mais interessante é testar diferentes essências o que torna a experiência mais “divertida”.

O que antes era realizado de forma restrita às residências dos consumidores, se tornou público, podendo ser observado o uso de narguilé em vias públicas, clubes, praças etc. A maior popularização foi ocasionada principalmente pelo barateamento do custo do equipamento, trazido ilegalmente do Paraguai e amplamente oferecido por vendedores ambulantes, o mesmo ocorrendo com o fumo e o carvão utilizados.

Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada pela água, que retém apenas algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida.

n1

Bom o fato importe é que criou-se o falso conceito de segurança, incentivado pela ideia equivocada de que seria inócuo e muitos pais compraram a ideia de que seu uso não representaria perigo algum. Fumar narguilé é altamente maléfico para a saúde. A água do narguilé não filtra, ela apenas esfria a fumaça. O monóxido de carbono é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo; sua concentração equivale ao final de 40 minutos de utilização, a se ter fumado aproximadamente 100 cigarros.

Apesar de ser considerado pela maioria dos consumidores praticamente inofensivo, devido à falsa crença de que a água absorveria e filtraria o carbono da fumaça, de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde – OMS, a água contida no suporte filtra minimamente as substâncias químicas, razão pela qual os usuários de narguilé ficam sujeitos a todas as doenças relacionadas ao cigarro, além de riscos adicionais, por carregar em sua fumaça algumas partículas da queima do carvão usado para aquecer o fumo.

O Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração – INCOR adverte que o fumo utilizado no narguilé contém as mesmas características tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono etc.) e sua fumaça contem também os aditivos aromatizantes e substâncias nocivas do carvão. Causa, portanto, dependência, perda de dente, câncer de boca e todos os riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.

n3

A Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia – SPPT, alerta que o narguilé causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas, já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização.

De se observar ainda que maconha, haxixe e “crack ”também estão sendo fumados no narguilé e há grupos de adolescentes trocando a água do narguilé por bebida, tornando-o ainda mais perigoso e nocivo à saúde.

Na boa, acho que se o cara meter a boca no escapamento do carro diesel com filtro removido e começar a puxar toda a fumaça vai se ferrar menos do que usar o narguilé desta ultima maneira huahuahua, que tipo de nóia faz isso? A sim, já foi dito, mas, vale a pena ressaltar NARGUILÉ VICIA SIM!

Fonte: AntiDrogas


Compartilhe.

Sobre o Autor

  • Heman

    Nunca vi ninguém viciado em narguile

    • Edu

      Eu já ‘-‘

  • Eduardo Wrzecionek

    apesar de ser nojento que todo mundo mete a boca ali no cano, o pessoal que quer ser aceito num grupo de pessoas ou para se enturmar com a galera se sujeita a isso prefiro ficar na minha tomar um cafe na cafeteria que é mais saudável. E ja vi cara viciado no ponto ficar o dia inteiro fumando essa merda e sem comer por 8 horas chegou desmaiar na minha frente
    Narquile modinha coisa de puta.