Você sabia que computadores quânticos não são mais rápidos que PCS comuns?

0

d-wave_Quantam--631x419

Mas como? Ele é um computador quântico, tem que ser muito mais rápido que um Pc Normal. Mais ou menos, computadores quânticos são mais rápidos e não são mais rápidos ao mesmo tempo(Olha o gato de Schrodinger ai :D).

Computadores quânticos podem, em tese, ser mais rápidos por aproveitarem uma peculiaridade da mecânica quântica. Enquanto PCs clássicos usam bits 0 ou 1, computadores quânticos usam “qubits” que podem assumir valores 0 e 1 ao mesmo tempo, permitindo-os testar possíveis soluções mais rapidamente.

O D-Wave 2 é o segundo computador quântico disponível comercialmente – para quem tem uns US$ 15 milhões na conta bancária, claro. A Lockheed Martin, fabricante de produtos aeroespaciais, comprou um deles e o instalou na Universidade do Sul da Califórnia (EUA), onde foi realizado o estudo mais recente sobre sua velocidade. (O Google comprou um também, em parceria com a NASA.)

Por que existem diferentes números sobre a velocidade do D-Wave 2? Porque tudo depende de como ele é testado. O D-Wave 2 foi 3.600 vezes mais rápido ao resolver um problema projetado especificamente para ele resolver. Grosso modo, é como comparar martelos e chaves de fenda quando você está tentando pregar um prego. (É a chamada Lógica Matemática, ela é totalmente diferente nos Computadores Quânticos!)

Mas, em um estudo publicado na revista Science, o computador quântico disputou com algoritmos otimizados para um PC comum, garantindo uma competição mais justa. E, nesse caso, os cientistas não encontraram nenhuma evidência de “aceleração quântica”.

O mais interessante disso tudo é saber que criamos um computador, do qual não sabemos como operar ele direito. Isso não seria um pouco perigoso?

Via Gizmodo


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!