Conheça o Scanner tridimensional usado por investigadores da Austrália

0

Zebedee scanner in use at Fort Lytton Já viu aqueles Scanners  que algumas séries futuristas usam para investigar alguns crimes (Lembro que apareceu isso em Fringe)? estamos muito perto dessa tecnologia se tornar possível!  Já existe alguns Scanners 3D no mercado e a Tecnologia continua evoluindo.

A mais recente história sobre a polícia e seus equipamentos de varredura 3D vem de Queensland, na Austrália, onde a polícia recentemente investiu em um aparelho chamado Zebedee. Ele usa lasers da mesma forma que morcegos usam sonar para encontrarem seu caminho.

Tudo o que você precisa fazer é caminhar segurando o dispositivo, e o Zebedee lança lasers em todas as direções, e então ele mede os retornos recebidos. É a mesma tecnologia usada por pesquisadores no ano passado para escanear a Torre de Pisa  em apenas 20 minutos. Ela também é bastante popular entre arqueólogos e espeleologistas.

A polícia de Queensland usa o Zebedee para um fim bem específico: ele cria excelentes mapas de cenas de crimes. Como tudo é mais ou menos perdido quando a cena do crime é aberta para o público, a varredura 3D dá a investigadores uma captura instantânea do local para eles observarem por todos os ângulos.

A polícia de Queensland também espera usar em acidentes, já que vai reduzir o tempo e reduzir a interferências, além de permitir acesso a áreas que não podiam ser atingidas anteriormente de acordo com Comissário Ian Stewart, da Polícia de Queensland. Será que daria certo ter scanner desses no Brasil?

Via Gizmodo


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!