Conheça a maior usina solar do mundo!

0

Ivanpah-Solar-8

Há algum tempo em Abu Dhabi a Shams 1 recebia o título de maior usina solar do mundo, com seus 258.000 espelhos para coletar a luz do sol. Mas desde ontem este título foi quebrado.

O Ivanpah Solar Electric Generating System, na Califórnia (EUA), reúne 300.000 espelhos com 2 m de altura e 3 m de largura. Eles são controlados por computador, focalizando a luz do Sol até o topo de torres com 140 m de altura. Nelas, a água se transforma em vapor para mover turbinas de energia.
Esta é a maior usina de energia solar do mundo, e pertence às empresas NRG Energy, BrightSource Energy e Google – a gigante das buscas investe há tempos em energia limpa. A usina começou hoje a gerar eletricidade, após resolver questões regulatórias e problemas jurídicos.

O Ivanpah Solar Electric Generating System já está funcionando, e leva eletricidade solar para clientes na Califórnia. Em plena capacidade, as três torres com 140 m de altura produzem um total bruto de 392 megawatts (MW) de energia solar. Isto é eletricidade o bastante para 140 mil casas na Califórnia, que recebem energia limpa e evitam 400.000 toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente à remoção de 72 mil veículos da estrada.

A parte mais bacana é que a usina se estende por 13 Km², e gerou fotos incríveis, confira algumas:

Ivanpah-Solar-11

Ivanpah-Solar-7

Ivanpah-Solar-2

Ivanpah-Solar-14

Mesmo que a quantidade de energia gerada não seja tão surpreendente, não deixa de ser incrível uma usina desse porte não?

Via Gizmodo


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!

  • Carlos

    Quando o ser humano quer mudar para melhor, ele faz acontecer, simples assim!