Game Review: The Last of Us.

0

the_last_of_us_video_game-wide

THE LAST OF US

 Nesse momento, você já deve ter ouvido falar sobre The Last of Us. Sim, ele é um dos melhores jogos dessa geração. Tecnicamente, mais bonito e brilhante do que todos os títulos para próxima geração que vimos na E3 desse ano. Além de tudo isso, ele mostra que os videogames, como mídia, estão cada vez mais maduros. Mas isso não significa que ele seja perfeito.

 

 FICHA TÉCNICA:

Nome: The Last of Us.

Produtora: Sony Computer Entertainment

Desenvolvedora: Naughty Dog

Plataforma: Playstation 3

Genero: Aventura/Ação.

 

HISTÓRIA

A narrativa é consistente do começo ao fim. Inspirado em obras como os filmes Bravura Indômita ou Estrada para a Perdição, The Last of Us mostra o relacionamento entre um adulto e uma criança em situações extremas. Vivendo em um mundo devastado por um vírus que transforma pessoas em seres abomináveis, Joel viu sua filha morrer no início da epidemia. Vinte anos depois, acaba cruzando o caminho de uma jovem que pode ser a cura para toda a humanidade. A partir daí, os dois seguem juntos em uma jornada onde a esperança é a única motivação.

O relacionamento entre Joel e Ellie é construído com diálogos extremamente bem escritos – mas em situações previsíveis. A jornada para levar Ellie até seu destino final é cercada por momentos marcantes e que dão ao jogador uma pequena ideia do que aconteceu com o mundo.

the-last-of-us-01

JOGABILIDADE

The Last of Us usa uma perspectiva de terceira pessoa. O combate desenvolve-se primariamente em corpo-a-corpo. As armas do jogo são degradáveis e os projéteis são rudimentares, como um tijolo. Enquanto as armas de fogo podem ser procuradas, a sua munição é muito escassa. A Naughty Dog assegurou que, em The Last of Us, nunca irá resultar no jogador a correr pelo ambiente a disparar sem cuidado e de modo automático. A saúde não regenera, forçando o jogador a ser mais conservador. A ênfase em expor a fragilidade do jogador ajuda a acentuar a pressão para sobreviver num mundo áspero.

O jogador controla Joel, enquanto Ellie, controlada pela AI, permanece junto a Joel durante grande parte do jogo. O modo cooperativo não irá existir no jogo; no entanto, a Naughty Dog afirmou que The Last of Us não é “uma grande missão de escolta.” Ellie é uma personagem de suporte em vez de uma vitima frágil: por exemplo, ela pode chamar inimigos para Joel e ajudá-lo atirando objetos como tijolos. Ellie pode morrer, mas também pode defender-se até certo nível, usando armas ou a sua astúcia para escapar do perigo.

Durante o jogo, o jogador é obrigado a confrontar-se com os Infectados (ex-humanos infectados com um fungo) e com os Sobreviventes (humanos que, apesar de não estarem infectados, são também hostis). Cada tipo de inimigo tem padrões de AI muito distintos, com os humanos a serem particularmente competentes: conseguem trabalhar juntos, confiando informação importante uns com os outros, conseguem fugir, trocar de táticas dependendo se Joel tem uma arma de fogo ou uma arma branca e até podem se render se souberem que já estão derrotados. Acima de tudo, a AI inimiga é muito adaptável, oferecendo muitas variáveis dinâmicas com a qual o jogador vai se confrontar. A Naughty Dog designou a sua programação da AI com o nome “Balança de Poder”.

O jogo também contempla uma gestão de inventário e um sistema de combinação de objetos. A qualquer altura, Joel pode abrir a sua mochila para combinar ou usar objetos, como por exemplo para fazer um coquetel molotov.

Ao contrário de Uncharted, os jogadores podem interagir com objetos no ambiente por causa da história de fundo, ao invés da sua mera progressão. Por exemplo, quando os jogadores vêem um poster de um filme, podem escolher interagir com ele ou não. Os itens com os quais o jogador pode interagir ficam iluminados.

thelastofuswallpaper

 

PERSONAGENS (ELENCO)

  • Troy Baker como Joel: o principal protagonista; um contrabandista veterano encarregado de entregar Ellie aos Fireflies na zona Oeste dos Estados Unidos.
  • Ashley Johnson como Ellie: uma adolescente que Joel tem de proteger.
  • Merle Dandridge como Marlene: lider dos “Fireflies”, um movimento resitente.
  • Jeffrey Pierce como Tommy: irmão mais novo de Joel; ex-membro dos Fireflies, agora lider de uma colónia independente no Wyoming.
  • Annie Wersching como Tess: parceira de Joel no contrabando em Boston. Podem ter tido algum tipo de relação no passado.
  • W. Earl Brown como Bill: um sobrevivente solitário com quem Joel e Tess faziam negócios.
  • Brandon Scott como Henry: irmão mais velho e guardião de Sam. Joel e Ellie conhecem-no em Pittsburgh.
  • Nadji Jeter como Sam: irmão mais novo de Henry.
  • Hana Hayes como Sarah: filha de Joel antes do surto.
  • Ashley Scott como Maria: esposa de Tommy.
  • Nolan North como David: lider de um grupo de canibais no Colorado.
  • Reuben Langdon como James: um capanga de David.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!