Windows Odyssey – O Sistema da Microsoft muito além de seu tempo.

3

windows-8-logo-excerpt

Para quem não conhece, o Windows Odyssey foi o codinome de uma das versões do Windows em desenvolvimento da Microsoft em 1999. Seria uma continuidade para o Windows 2000, já que ele era feito especialmente para servidores, e usava uma arquitetura muito diferente do Windows 98/ME, chamada de NT.

A Microsoft diz, que a equipe do Odyssey se juntou a equipe do Neptune que acabou originando o projeto Whistler. E com isso eles montaram, o Windows XP, um dos sistemas mais estáveis da Microsoft,  e que era o sistema mais usado no mundo, até Setembro do ano passado, quando o Windows 7 tomou a frente.

Entretanto existem rumores que o Windows Odyssey era muito avançado para época,  e que não havia hardware compatível com o sistema operacional. Existem alguns documentos antigos da Microsoft, aonde mencionam o Windows Odyssey sendo o sistema NT 6.0.

A Nomenclatura NT (New Tecnology) usada pela Microsoft para designar versões mais estáveis do Windows de 32 bits, começou a ser usada de forma mais comum no Windows 2000. Para se ter uma ideia, o Windows 2000 tem sua nomenclatura como NT 5.0, o XP 5.1 e finalmente o Vista como NT 6.0.  O primeiro número significa a versão do sistema, o segundo é referente a uma atualização, entretanto o núcleo de funcionamento do sistema se mantém o mesmo.

Não existe provas que o Odyssey era um sistema a frente do seu tempo, mas as respostas da Microsoft sobre este tema são inconclusivas.

E você o que acha? O Windows Odyssey  é o Windows Vista, e já existia há muito tempo atrás? Ou somente a equipe do Odyssey se juntou ao Neptune e criaram o XP?

Fonte: Beta Archive, Wikipedia


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!

  • Marco Espanha

    O Odissey Não era nada, era um projeto, e seguiria sendo o sucessor do Win2K.
    O sistema de arquivos dele é que seria o famigerado WinFS, que era pra sair no Win2K, depois no XP, depois no Vista, depois no 7, e nunca funcionou á contento.
    Não adianta especular, Windows é Windows e a MS sempre vai manter a mesma retrocompatibilidade em alguns casos.
    Ainda: sempre a versão “estável” de um sistema vira a próxima versão comercial Server, que via a Desktop depois, e por aí vai: Win2K virou o Win2K Server, que virou o XP, que virou o Win2k3 Server, que virou o Vista, e assim por diante.

    Quanto ao Odissey e Neptune, eram dois times trabalhando em sistemas Server e Desktop, aconteceu de juntarem para cortar custos de produção e ter dois times reinventando a mesma roda.

  • mr. white

    o sistema mais usado atualmente não é essa meleca do Windows XP , é o Windows 7

    • Touchê.

      Windows 7, passou o XP em Setembro do Ano passado. Corrigido no texto. Valeu!

  • William

    O Vista se originou do Longhorn que teve até várias builds…
    Nada a ver com o Odyssey…

  • cassio

    eu acho que o Odissey era muito avançado mas nas ideias pois uma parte dele foi integrado ao netune e posteriormente no vista pois o xp já era avançado na época só na interface já mostava e o vista é tanto as tecnologias futuristas como uso de gpu, segurança, proteções etc é futurista e tanto o bil gates falou numa entrevista que o Windows Vista não era o sucessor do xp pois todo o sistema foi feito do zero baseado em nenhuma interface como o xp era do 20 e o 200 no 98 e 95 e uma coisa é certa é que o xp não era estavel mais rápido pois se travava um driver dava tela azul e o vista reiniciava o driver sem tela azul