O Gato de Schrödinger

4


Esses último dias, o Google fez uma singela homenagem a Erwin Schördinger, o físico austríaco que ficou mundialmente conhecido por sua teoria de superposição quântica.

Mas afinal de contas, o que é o gato de Schrödinger?

O Gato Vivo-Morto.

Ele propôs um experimento, onde consistia em um gato, fechado dentro de uma caixa com veneno. nessa caixa, ela era totalmente fechada, e não tinha como saber o que acontecia dentro da caixa. Se o pote de veneno quebrasse, o gato iria morrer, se não quebrasse o gato estaria vivo. Entretanto para saber disso, a única forma era observar, ou seja abrir a caixa.

o_gato_de_schrodinger_quis_inoperante_ou_vivo_poster-rb5343cbe8b544d8bb2bcae895ee346ca_wv4_8byvr_512

Nisso ele mostra a superposição quântica, aonde é necessário considerar todas as possibilidades, caso seja impossível precisar uma situação. Também a teoria de Schrödinger, permite  a criação de vários universos paralelos. Baseados na própria teoria do Gato.

Schrödinger ganhou o prêmio Nobel da Ciência em 1933, e já foi citado várias vezes na televisão, algumas entram em The Big Bang Theory em algumas histórias da DC e na Marvel.

Fonte: G1


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!

  • tiagoasmett

    Eu já estudei a teoria do Gato de Schrödinger, e sim parece ser genial mas não é, é como um professor meu disse, no futuro os gênios da época vão olhar pra isso e vão dar risadas, mas por enquanto é o que cabe para nos, então é genial

    • Fabio

      Não brinca, foi uma aula inteira discutindo isso?
      HUAHUAhuahuha GENIUS 😛

  • …uma caixa de vidro transparente resolveria a questão??????

    • Mas ai você observaria o Gato. A Teoria só é válida, se você não observa ele.