Como transformar Cimento em Metal!

0

Alquimia moderna: transformando cimento em metal

 

Há muito tempo atrás, allquimistas tentavam transformar chumbo em ouro, agora os novos “alquimistas” conseguem fazer algo semelhante. Transformar cimento em Metal.

Uma equipe de pesquisadores internacional conseguiu fazer essa proeza.

Pelo cimento  ser formado por óxido de cálcio — e também por outros minerais comuns, como dióxido de silicone e óxido de alumínio —, o cimento é, naturalmente, um isolante elétrico. Para conseguir convertê-lo em metal, os pesquisadores aquecerem o material até 2 mil graus Celsius com um laser, o que acabou por transformar o pó em um líquido.

Posteriormente, um invento chamado “levitador aerodinâmico” — o qual utiliza bicos de bombeamento para fazer levitar um material qualquer — foi utilizado para, obviamente, levitar o cimento liquefeito. O procedimento foi necessário para que o material não acabasse aderido às bordas do container, o que ocasionaria a formação de cristais.

São também inseridos vários gases na câmara, a fim de modificar a composição química do cimento enquanto este arrefece, assumindo a forma de uma espécie de vidro.

O resultado é uma estrutura formada por óxidos de cálcio e de alumínio formada de tal forma que elétrons livres acabam (ironicamente) presos dentro de estruturas de óxido de cálcio, tornado, dessa forma, a condutividade elétrica possível — de forma semelhante ao que ocorreria em qualquer metal.

O fenômeno de “aprisionar” elétrons dentro de estruturas cristalizada é algo bastante novo. Até o momento, o fenômeno só havia sido observado na amônia. Entretanto, a possibilidade de transformar isolantes sólidos em semicondutores à temperatura ambiente deve trazer diversas possibilidades de utilização industrial.

Será que teremos uma era de que poderemos transformar qualquer coisa? E a Troca Equivalente como fica?

Fonte: MegaCurioso

 


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!