Pedras se movem sozinhas no deserto e deixam rastros no chão

0

superimagem-megacurioso-397975273008849690

Caminhos apontam diferentes traçados por cada rocha. Dezenas de anos se passaram, mas o mistério continua.

Se você acha que já viu de tudo na natureza, saiba que você ainda pode se surpreender muito. Em Racetrack Playa, no Vale da Morte da Califórnia, você pode encontrar um desses mistérios que podem deixar a humanidade quebrando a cabeça por séculos.

Ali, existem pedras que, ao longo do tempo, se movem, marcando um rastro com o seu percurso. A região, completamente deserta, não oferece qualquer explicação para o curioso fato. Nunca ninguém flagrou o movimento das rochas, por isso não há como ter pistas do que causa o fenômeno.

As rochas se movimentam em direções diferentes, geralmente sem uma ligação direta entre mais de uma pedra. Alguns estudiosos já formaram teorias sobre as pedras misteriosas do Vale da Morte.

A suposição mais aceita envolve o vento e a água da chuva: a água atinge as montanhas, escorrendo por suas encostas e, ao chegar ao chão, evapora com facilidade devido às altas temperaturas da região.

Esse processo transforma a primeira camada do solo em um tipo de lama bastante mole e escorregadia. Como a geografia local faz com que correntes de ar extremamente fortes passem pela região, a soma dos dois fatores poderia movimentar as rochas, criando os rastros pelo chão.

De qualquer forma, esta é apenas uma hipótese, já que até hoje ninguém conseguiu provar o que realmente ocorre ali, embora o questionamento seja bastante antigo. Há pouco tempo, a NASA enviou equipes para estudar o fenômeno. No entanto, os pesquisadores, que prometem continuar com os estudos, descobriram que o vento no local não seria o bastante para mover as pedras.

 

Fonte: Mega Curioso


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!