Você conhece o Grafeno Branco?

0

1977173-4586-rec

Provavelmente você já conhece o Grafeno? O material mais f0rte feito de átomos de carbono certo? Esse  novo Material chamado de Grafeno Branco,  não tem nada haver com  seu primo de nome.

Ele não é constituído de carbono, mas segue o mesmo padrão do Grafeno. O nitreto de boro segue o mesmo padrão, e constitui de uma estrutura hexagonal plana, e seus átomos ficam dispostos em grandes camadas bidimensionais.

E para que ele vai ser usado? Ele será usado especialmente para descontaminação de água, já que em testes realizados o Nitreto de Boro suga em  instantes vários produtos químicos na água.

Cientistas antes acharam que ele também seria usado na eletrônica entretanto sua forma é melhor usada em coleta de poluentes.

Uma pesquisa publicada na revista Nature Communications mostra que o grafeno branco absorve todo tipo de poluentes orgânicos – como produtos químicos industriais e óleo de motor – mas pode ser limpo e reutilizado mais facilmente do que outros nanomateriais antes sugeridos para usos semelhantes. O segredo para o sucesso do grafeno branco está em sua estrutura porosa, o que lhe permite absorver facilmente os contaminantes.

Na verdade, o material pode absorver até 29 vezes o seu próprio peso em óleo de motor – e mantendo a capacidade de flutuar na água, mesmo quando completamente saturado. O material poderia, então, ser despejado em um rio contaminado, fazer o seu trabalho, e então ser facilmente recuperado. Para limpá-lo, é preciso aquecê-lo em um forno industrial – isso expulsa os poluentes.

Agora só podemos esperar, se o Material será fabricado em massa e de forma barata. Seria uma solução prática de limpeza de água. Mas será que ele consegueria  despoluir todo o Rio Tietê?

O  que você acha? Comente abaixo!

Fonte: Gizmodo, Wikipedia, BBC


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!