Chrome Beta para Android comprime páginas da web usando tecnologias do Google

0
chrome-beta-compressao

Hoje em dia, vários navegadores para celular oferecem compressão de dados: afinal, sua franquia diária/mensal de 3G é valiosa. Agora, a versão mais recente do Chrome Beta possui essa função, ainda que experimental – veja como ativá-la.

No seu celular ou tablet, instale o Chrome Beta neste link (apenas para Android 4.x) e vá até chrome://flags. Depois, na opção “Ativar Proxy para Compressão de Dados”, toque em Ativar e depois em “Reiniciar agora”. Pronto!

Nós testamos e as páginas realmente parecem carregar mais rápido. Você não verá um indicador de que a compressão está ativa, nem quantos KB você economizou. Mas esta função é experimental, então algo assim pode surgir em breve.

Basicamente, o Google usa um servidor proxy para otimizar páginas da web: ele transcodifica imagens, remove itens desnecessários, comprime tudo em formato gzip e transfere isto mais rápido até você.

Esta função usa recursos criados pelo Google para economizar dados. Um deles é o SPDY, protocolo criado em 2009 para acelerar o HTTP: usando compressão e outros truques, ele faz páginas carregarem até 23% mais rápido.

O outro é o WebP, padrão criado pelo Google em 2010. Ele reduz o tamanho de imagens JPEG em até 40% sem perda perceptível de qualidade.

E ao contrário do Opera Mini ou Nokia Xpress, o Chrome não interfere em conexões seguras HTTPS. Ou seja, não haverá um servidor no meio do caminho para descriptografar e depois comprimir o site. Isso garante maior privacidade, por exemplo, em páginas de login ou sites de compra.

Esta versão do Chrome Beta também oferece sincronização de senhas e de preenchimento automático com o Chrome para desktop.

O Chrome Beta está disponível para Android 4.x, e não aparece na busca do Google Play – está disponível apenas através do link a seguir: [Chrome Beta]

Fonte: GizModo


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!