Tempestade Solar e a Gaiola de Faraday

0

Você já pensou o que aconteceria se houvesse um Tempestade Solar imensa, o que aconteceria a Terra? Equipamentos parariam de funcionar, ondas incríveis de radiação chegariam a Terra.

Mas o que é uma Tempestade Solar?

Uma Tempestade Solar nada mais é que uma ejeção de massa coronal do Sol, quando acontece distúrbios em seu Centro. São rajadas imensas de radiação que devastariam a Terra e sua Atmosfera se não houvesse o Campo Magnético da Terra.


O nosso Campo Magnético é o Nosso protetor, é o nosso escudo contra grandes ondas solares. Ele funciona baseado na rotação da Terra e seu Núcleo Ferroso, gerando um imenso campo Magnético protegendo a Terra desse tipo de Ataque.

Mas e se por ventura perdêssemos esse Campo o que aconteceria?

Teríamos grande Falha em nossas Telecomunicações, e quase todos os Aparelhos Eletrônicos iriam estar destruídos, já que o Vento Solar também é como um PEM (Pulso Eletromagnético) do qual queimaria todo só Circuitos de componentes eletrônicos desprotegidos. E Lembrando Pulsos Eletromagnéticos podem ser criados por ações humanas como bombas nucleares ou armas especificas para isso.

E como se proteger disso?

Não existe uma forma de Proteção totalmente uniforme… Entretanto poderia ser feito equipamentos como a Gaiola de Faraday. Que sua lógica simples é usada em aviões, satélites e Carros.

E agora aprenderemos a construir uma Gaiola de Faraday:

 


Como fazer uma Gaiola de Faraday:

Gaiola de Faraday é basicamente uma armação metálica fechada (ou de outro material condutor) que mantêm ondas eletromagnéticas em sua superficie criando um campo nulo em seu interior. É por isso que determinados prédios tem sinal de celular nulo e aviões não caem quando atingidos por raios. É muito discutido se essa técnica funcionaria para proteger pessoas e equipamentos em uma tempestade solar. Seja como for veja a seguir como fazer a sua.

Material necessário

● Peças metálicas, podem ser bastões e/ou uma tela de arame. (veja mais adiante)

Como Fazer

A área que você pretende manter nula deve ser cercada poligonalmente por peças metálicas. O tipo de metal indica a freqüência da onda que ela irá impedir de entrar no campo. creio que aço seja o material condutor que cause o maior bloqueio na zona nula. bem, independente do material usado (ferro, etc) tenha certeza de que o polígono está totalmente fechado (veja a imagem a seguir):

Então está pronta sua gaiola de Faraday! se quiser testar coloque um celular dentro da gaiola e ligue para ele. se você não conseguir fazer a ligação, significa que sua gaiola está funcional.

 

Lembrando que uma Gaiola de Faraday caseira não será a melhor estratégia caso tenha uma Tempestade Solar. Somente podemos torcer para que não aconteça.

Adaptado de: http://www.sobrevivendo.com.br/2011/01/como-fazer-uma-gaiola-de-faraday.html#more


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!