Lanterna a Oleo!

4

 

Você algum dia pode precisar de Iluminação com grande duração. Velas seriam uma excelente alternativa, entretanto elas acabam rápido. Lanternas são proporcionais a sua energia, entretanto que tal uma lanterna a Óleo?

O projeto original em inglês é um artigo do site Instructables ao qual o Autor Brasileiro do Kawanamu adicionou algumas etapas. O Artigo é de lá, então continuem com a explicação:

Material necessário

Latas de regrigerante;
Tesoura;
Cola;
Alicate;
fita adesiva (ou isolante);
Garrafa pet;

Modo de Fazer

O primeiro passo é cortar as latas. Você irá usar o fundo de duas latas juntas, para formar uma mini-latinhaque será o reservatório do combustível. Preferencialmente a lata que você obterá deve ser baixinha mesmo, para facilitar a alimentação. o ponto negativo é que isso faz com que menos combustível caiba lá dentro. Use a cola ou fita isolante para manter as duas bases das latas unidas em uma só como na figura.

Agora um dos dois fundos dessa latinha será por onde passará o pavio. Faça um corte com uma faquinha ou estilete por onde passará uma tira de pano que servirá de pavio. Faça também ao redor do corte do pavio e em uma das bordas desta face da lata um furo para a passagem de ar.

Escolha uma das latas (das que você cortou e ficaram sem o fundo) e abra uma janela em seu corpo. Aqui será por onde sairá a luz da lanterna, tendo uma luminosidade extra pelo corpo metálico refletor do interior da lata. Passe cola na parte inferior interna para colar a latinha feita acima com o corpo da lata. Se quiser pode usar fita adesiva ou fita isolante para ajudar a fixar.

Por fim, corte da garrafa pet um quadrado de plástico que servirá de janela para a lanterna. Faça também furos na parte lateral superior da mesma para permitir a respiração da lanterna. a tampa plástica transparente permitirá que a luz saia e protegerá o pavio de ventos fortes.

Pronto! você tem agora uma linda e útil lanterna a óleo. E

Você acha que essa lanterna vale a pena para improvisar iluminação?


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!

  • straykeredy

    Muito boa a dica =]

    “No dia mais claro
    Na noite mais escura
    Nenhum mal escapará a minha visão
    E aqueles que cultuam o mal
    Temam o meu poder
    A luz do ´Lanterna Verde´!”

    XD

    • admin

      Huahahaha

  • Paulo Silva

    Que tipo de óleo foi utilizado?

    • DragonSkyX

      Falso engano, Òleo simples de Cozinha